Os investidores de ações em bolsas tiveram muitos percalços neste último ano. Muita coisa mudou, muitas instituições financeiras evaporaram, muita gente perdeu o dinheiro que tinha e o que não tinha.
Mas se alguém estivesse entrado em coma em Setembro de 2008, ou pra ser menos catastrófico, apenas dormido e acordado agora teria uma reação interessante. Daniele Camba é repórter de investimentos do jornal Valor Econômico e fez essa descrição abaixo, que retrata bem o ambiente de recuperação dos mercados que o mundo vem passando. Eu já não sou um entendido deste mercado de ações e investimentos e não entendo como tudo acontece, mas parece que nem quem entende, entende mesmo.
(...)
Perplexo com o tamanho e a rapidez da recuperação dos mercados, o gestor de recursos descreve como seria o diálogo entre o investidor A, que dormiu um dia antes da quebra do Lehman Brothers e só acordou agora, e o investidor B, que ficou bem acordado durante esse tempo todo. "Nossa, deixei o meu dinheiro na bolsa desde setembro de 2008 e rendeu bem, ótimo", diz o investidor A. "É, mas as ações chegaram a cair muito pois o mundo passou pela maior crise desde o crash de 1929", explica o investidor B. "Meu Deus, se a crise foi tão profunda, por que os papéis já se recuperaram tanto?", indaga o investidor A. "Bom, essa sua pergunta tem fundamento, mas a resposta eu não tenho para te dar e acho que ninguém também terá", completa o investidor B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário